POR QUE SER EMPÁTICO EM UM MUNDO CAÓTICO?

POR QUE SER EMPÁTICO EM UM MUNDO CAÓTICO?

25 • 04 • 2017

IMG_0534

Se qualquer pessoa me perguntasse “do que o mundo precisa?” eu certamente responderia: de empatia.

Mas afinal, o que é empatia? Segundo o Aurélio, empatia é a  “forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia, uma coisa”. Na tradução literal empatia é você se colocar no lugar do outro, o que lhe ajudará a entender a situação pela qual o outro está passando e desenvolver a empatia. E com ela a gente acaba desenvolvendo uma série de coisas boas: compreensão, paciência, bondade, etc.

Mas por que é que o mundo precisa de empatia, Lilian?

Você já percebeu que o mundo, a cada dia que passa, fica mais violento, insensível, maldoso e mais uma listinha de adjetivos ruins?

Eu moro em São Paulo e, por experiência própria, afirmo que eu nunca vi a cidade ser tão violenta quanto atualmente. Sério. Moro na mesma casa há 21 anos e até uns 4 anos atrás você não ouvia relatos de gente sendo assaltada no meu bairro. Pois é. Mas as coisas mudaram. Outro dia assaltaram minha prima as 15h da tarde, quando ela voltava do mercado. Há dois anos atrás eu fui assaltada enquanto voltava para casa da faculdade. Enfim, não quero que esse post vire um especial do Datena, rs. Mas as notícias estão por toda parte: cada dia mais pessoas sendo assaltadas, cada dia mais pessoas sendo assassinadas sem motivo algum.

Insensível. Todo mundo defende os direitos humanos agora, não é? Não, não é. Atualmente as pessoas usam-se do poder de dar sua opinião para serem rudes, maldosas e ignorantes. Não tá acreditando em mim? Tudo bem! Então leia o post da Maki aqui. A Maki, para quem não sabe, já passou por uns maus bocados e já pensou em se suicidar. Recentemente ela assistiu a série 13 reasons why e escreveu uma matéria com os 6 motivos para você não assistir essa série. Por que a Maki escreveu isso? Porque ela, como uma pessoa que já teve depressão, encontrou uma série de gatilhos que poderiam levar pessoas psicologicamente frágeis a ficarem realmente mal com a série e até a realmente se suicidarem. A opinião da Maki é a mesma que a minha? Bem… Não. Mas eu não precisei colocar um monte de comentários ruins pra registrar minha opinião. Não gostou e quer opinar? Ok! Você pode! Mas ser maldoso com alguém só porque a opinião da pessoa é diferente da sua é ser completamente insensível.

Confesso que em meio à tanta maldade eu mesma comecei a ficar um pouco mais fria. Comecei a ser bastante egoísta, sabe? E a só pensar nas minhas razões, nos meus motivos. “Tudo bem eu ter sido grossa com a minha mãe hoje, eu estava de tpm, ela deve me entender”. Não, não está tudo bem. Graças a Deus eu acordei pra vida literalmente. Pra vocês terem ideia eu era meio desligada do aniversário dos outros. Mas me importava de que as pessoas se lembrassem do meu. Contraditório, não é mesmo?

Então decidi que eu queria ser mais humana. Que eu queria me conectar verdadeiramente com as pessoas. E comecei a colocar essa minha vontade em prática. Semana passada dois amigos meus fizeram aniversário. E eu fiz questão de postar uma foto com um textinho sincero. E quem acabou ficando feliz fui eu, quando minha amiga veio me agradecer e dizer que o melhor parabéns que ela tinha recebido tinha sido o meu.

Empatia é sobre se doar ao outro. Mas o que você não sabe é que quando você se doa ao outro, isso retorna para você. É aquela história de que é muito mais gostoso dar um presente do que receber, entende? Porque nada paga ver o sorriso e a alegria de alguém que você ama.

Ser empático nos permite viver uma vida mais plena, feliz e completa. Faz a gente se sentir realizados e gratos. Nos permite realizar conexões sinceras com as pessoas. Quando a gente é empático, a gente realmente ama, pois enxergamos o outro e não só nós mesmos. E a gente percebe, por fim, que cada detalhe importa. Que tudo e que todos importam.

Vamos lutar juntos por um mundo mais empático?

Com amor, Li.

Postado por Lilian


Deixe o seu comentário

2 Respostas para "POR QUE SER EMPÁTICO EM UM MUNDO CAÓTICO?"

Danielle S. - 26 abril 2017 às 00:45

Que amor esse post, Lili! Eu também acredito que devemos buscar a empatia. Acredito muito que tudo que a gente joga no universo volta para a gente de um jeito ou de outro, então tento sempre ser alegre e deixar os outros assim também. <3

Responder

Lilian Lilian abril 29th, 2017 às 3:32 pm - respondeu:

Que amor esse comentário, Dani! Exatamente… e outra, mesmo sem pensar em retorno, nossa vida muda completamente só da gente mudar nossa forma de enxergar o mundo e de agir. Um super beijo <3

Responder

Meu Jardim Interior • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por