GIRLBOSS - PARA TODAS AS GAROTAS DE SUCESSO

GIRLBOSS: PRA TODAS AS GAROTAS DE SUCESSO

28 • 07 • 2016

IMG_2990 Estou sorrindo ao escrever este post para vocês, pois esse livro me trás uma felicidade enorme. Foi uma das gratas surpresas que tive neste ano. Eu estava doida para lê-lo e ganhei ele no meu aniversário. Eu já havia lido algumas críticas falando bem dele e outras falando mal. Mas vou confessar que não lembro do que estava escrito: só consigo pensar no que eu acho deste livro agora.

Sophia Amoruso foi durante toda sua adolescência uma garota bem complicada. Ela passou por momentos difíceis e nunca se adaptou bem às escolas: “pulava” de uma em uma. Mais tarde foi diagnosticada com déficit de atenção e saiu da escola sem concluir o ensino médio. Sophia teve muitos empregos ruins, mas o que ela mais cita no livro é seu emprego no Subway. E é aqui que tiramos nossa primeira lição com ela.

LIÇÕES QUE UMA GIRLBOSS DEVE APRENDERgirlboss

  • Faça um bom trabalho (e aprenda com ele!): Durante o tempo em que Sophia trabalhou no Subway ela poderia ter ficado reclamando da vida ou se dizendo aquela frase “eu não nasci pra isso”. Mas ao invés disso o que ela fez? Arregaçou as mangas e aprendeu a fazer o melhor patê de atum que existe. Ela se empenhava nos lanches que fazia e usou o tempo que teve ali para aprender o máximo das coisas. Por isso querida Girlboss, valorize cada experiência e oportunidade que tiver.
  • Trabalhe duro e você chegará lá: Sophia tinha 22 anos quando deu início à Nasty Gal – sua loja online no ebay. Ela poderia ter feito a loja de qualquer jeito ou copiado a forma como as outras vendedoras faziam seus trabalhos. Mas o que ela fez? Usou as coisas de que gostava a seu favor. Ela investiu nas produções das modelos, usou sua paixão por fotografia para seu projeto, fez muitos amigos pelo Myspace para divulgação. Ela sabia que aquele seu projeto precisava do seu investimento e ela se dedicou totalmente a ele. Aliás, durante o começo ela nem tinha mais vida social pois só tinha cabeça pro seu trabalho. O que eu quero dizer é que, sim, ela trabalhou muito para estar onde está hoje.
  • Queria tanto sair do meu trabalho, mas… Quando criou a Nasty Gal, Sophia trabalhava checando RGs na portaria de uma escola de artes. Ela queria um trabalho que não lhe desse muito trabalho, que lhe desse seguro saúde para tratar de uma hérnia e de quebra uma grana pra se sustentar. Mas ela sabia o que queria ali. Portanto, após 90 dias e com o problema da hérnia resolvido ela saiu do emprego. Por que? A Nasty Gal já lhe dava uma renda maior do que aquele emprego. Então, querida Girlboss empreendedora que quer sair do emprego para tentar algo novo, seja um blog, uma loja online, uma nova profissão. Aqui vão três dicas: guarde um dinheiro de emergência, consiga um novo emprego/espere que seu novo negócio lhe dê uma renda com a qual conseguirá se bancar mesmo que sem luxos e arrisque-se. Se você tem como se bancar até seu negócio arrebentar nas vendas, pare de ter medo e se dê uma oportunidade de realizar aquilo que quer pra si mesma. Afinal, quantas pessoas não passam a vida inteira em empregos que odeiam?! Você quer ser mais uma? Acho que não, hein 😉
  • Todos erramos: antes de ser milionária, Sophia foi viajante e até ladra. Sim, durante algum tempo ela se sustentou com a venda online de produtos que roubava. Não estou dizendo pra você fazer isso, a própria Sophia diz que não se orgulha em nada do que fez. Mas o que eu quero dizer aqui é: não se empaque por algo que você fez e deu errado antes. Tentou ter uma loja de bijus e faliu? Experiência. Foi demitido do seu emprego anterior por faltar demais e sempre chegar atrasado? Experiência. O importante é que você aprenda com os seus erros e melhore as características em que falha.
  • Seja autêntico: você já está pensando em criar um blog e o nome vai ser o que? “Depois dos 16”? Eu também amo o blog Depois dos Quinze, mas todos concordamos que ser autêntico é muito importante. Desde a hora em que você escolhe o nome do seu blog até o momento em que começa a produzir conteúdo. É legal ler outros blogs pra se inspirar, mas nunca pra copiar. Combinado?
  • Crie um relacionamento com o cliente: seja seu cliente ou leitor, é essencial que você tenha um relacionamento com eles. Sophia dedicava muito tempo respondendo emails, comentários, etc. Ela estava sempre em contato com as pessoas que eram, no fim, suas clientes. E por esse contato direto ela ficava atenta a tudo que suas clientes queriam. Resultado? Sucesso de vendas. Por isso nos blogs é importante que estejamos atento a quem é nosso público alvo: para que estejamos sempre produzindo conteúdo que seja relevante ao nosso público. Senão? As pessoas pararão de entrar no seu blog. Nos negócios é como se a maioria dos seus clientes fossem mulheres de 20 anos e você começasse a vender roupas para mulheres de 40. Elas procurarão outra loja que as satisfaça.
  • Por último mas não menos importante: seja criativo! Não tenha medo de criar um negócio/blog inovador, algo que você nunca viu mas que amaria encontrar. Seja aquele blog que você sempre quis ler, crie conteúdo que você gostaria de encontrar disponível. Abra aquela loja dos seus sonhos. Dê asas aos seus sonhos: escreva um livro, componha uma música, transforme seu hobbie em fotografia em uma renda extra. Não se segure! Esses dias escrevi um post sobre COMO SER MAIS CRIATIVO, vai lá e pega algumas dicas 🙂

IMG_2992 Hoje Sophia tem 28 anos e é uma empreendedora de grande sucesso. É CEO da Nasty Gal, uma empresa multimilionária dos Estados Unidos. Além disso, Sophia escreveu esse livro e vai lançar uma série no Netflix. Vai lá, Girlboss e seja uma garota de muito sucesso! Mas depois passa aqui e divide sua história com a gente, certo?

Com amor, Li.

PS.: Esse post não é só pra garota não, viu homens? Queremos que vocês sejam homens de muito sucesso também. Juntos conquistaremos o mundo. <3

 

Postado por Lilian
Nas tags: / /


Deixe o seu comentário

5 Respostas para "GIRLBOSS: PRA TODAS AS GAROTAS DE SUCESSO"

AMANDA ALMEIDA - 01 agosto 2016 às 18:27

Oi Lilian, tudo bem?
Há tempos quero ler esse livro, sempre leio elogios quanto a história dela. Estou passando por um momento um pouco complicado na minha vida profissional, pois não estou satisfeita com algumas coisas, acredito que essa seja uma boa leitura pra esse momento.
bjus
Amanda Almeida

Responder

Lilian Lilian agosto 4th, 2016 às 2:47 am - respondeu:

Oi Amanda! Então… Eu também estava muito insatisfeita com a minha vida profissional. E foi aí que comecei a trabalhar pra viver a vida que eu realmente quero pra mim. Desejo muito que você consiga se reencontrar. Um processo de coaching talvez te ajude bastante…
Um beijão!

Responder

AMANDA ALMEIDA - 01 agosto 2016 às 18:27

Oi Lilian, tudo bem?
Há tempos quero ler esse livro, sempre leio elogios quanto a história dela. Estou passando por um momento um pouco complicado na minha vida profissional, pois não estou satisfeita com algumas coisas, acredito que essa seja uma boa leitura pra esse momento.
bjus
Amanda Almeida

Responder

Artur - 03 agosto 2016 às 12:58

Ótima indicação, estou lendo e gostando muito =) Obrigado pela dica.

Responder

Lilian Lilian agosto 4th, 2016 às 2:50 am - respondeu:

Me deixa MUITO feliz saber que está gostando! Sei que você já tem muito sucesso, mas continuo desejando mais. Humilde como você é, vai longe. 🙂

Responder

Meu Jardim Interior • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por