EXPOSIÇÃO NO CCBB: O CORPO É A CASA DE ERWIN WURM

EXPOSIÇÃO NO CCBB: O CORPO É A CASA

30 • 03 • 2017

Você já foi no CCBB? Senão, fica a dica: vale muito à pena! O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) fica localizado pertinho do metrô Sé, no centro de São Paulo. O prédio é absurdamente lindo e já vale a visita só pela questão estética. Lá sempre são realizadas exposições, peças teatrais e sessões de cinema. Caso você queira conferir a programação do mês, basta clicar aqui.

Daí que estávamos eu e minha amiga Lari andando pelo centro, quando tivemos a brilhante ideia de passar por lá. Descobrimos então que estava havendo a exposição “O corpo é a casa” do artista Erwin Wurm e decidimos apreciá-la.

A exposição possui quatro andares, dois deles com os trabalhos do artista, 1 com um filme sobre o tema da exposição e 1  interativo, cheio de propostas dinâmicas e engraçadas. Nesse post vou apenas apresentar fotos do andar interativo, ok? As dos outros andares ficam de surpresa para quando vocês forem. Agora, vamos às fotos?!

IMG_0598

A proposta do artista é deslocar objetos do cotidiano para o campo da arte e colocá-los em um contexto inesperado, engraçado e ao mesmo tempo crítico em relação à sociedade contemporânea.

IMG_0608

A primeira atividade consistia em você tentar ficar em pé equilibrando duas garrafas de leite cheias de areia dentro nos seus pés. Como eu tenho o pé grande, consegui equilibrá-las deixando-as na ponta dos dedos. Depois fui tentando ficar ereta sem deixá-las cair: é difícil! Minha amiga não conseguiu pois tinha os pés pequenos…

IMG_0620

IMG_0624

Já a segunda consistia em você fazer o que quisesse, basicamente, em cima desse tapete. Acho que esse foi um dos que mais nos deram liberdade de expressão… Você simplesmente podia fazer o que quisesse aí em cima. Aproveitei a oportunidade e dei uma de engraçadinha, sim ou claro?

IMG_0632IMG_0635

A terceira e a mais diferente, na minha opinião, era essa onde tínhamos que colocar as bolas embaixo do nosso corpo e ficar com ele todinho em cima delas. Foi, dentre todas, a minha preferida! E não pense que é fácil… A Lari que foi encaixando as bolinhas embaixo do meu corpo. As bolinhas que colocamos na bunda sumiram na foto, as que ficaram nas costas provocaram dor e enquanto tentava me equilibrar nelas pra Lari tirar foto, fica balançando de um lado para o outro, parecia um navio em alto mar, hahaha 😉

IMG_0657

Na quarta você tinha que equilibrar livros de maneiras diferentes no seu corpo. Um moço que foi antes que eu fez uma posição muito maneira, mas quem disse que eu consegui imitar?

IMG_0671

Na quinta você tem que colocar essa bolsa na sua cabeça, rs. Confesso que para mim essa foi a proposta mais estranha e fiquei sem entendê-la até agora… Mas tirei a foto mesmo assim 😛

IMG_0684

Na sexta tínhamos que equilibrar 3 garrafas e 1 vassoura entre os corpos de nós duas e a maneira mais prática de conseguir fazer isso era colocando a pressão de um corpo contra o outro para que as garrafas permaneçam no mesmo lugar. Na hora que as garrafas caíram levamos o maior susto e caímos na risada, hehe.

IMG_0687

Na sétima tivemos que virar siamesas e eu amei essa foto! Quem nunca fez isso quando era criança? Saudades de ter a criatividade aguçada assim…

IMG_0698

E na última você tinha que colocar a cabeça nesse puff e fazer essa posição nele. Eu não fui porque fiquei com medo, HAHA. Ah! Morri de rir com o nome dessa, que se chama “A bunda de Freud”.

IMG_0704

Resumindo… Achei a exposição muito dinâmica e isso é algo que eu amo nas exposições. A entrada é gratuita e esse passeio é bem bacana. Se puder dar uma dica, aproveite o dia e conheça vários outros pontos turísticos que ficam ali no centro, como o mirante do Martinelli ou do Banespão 🙂

P.S.: Aliás, essa exposição me fez perceber o quanto o mundo seria melhor – e mais divertido – se fôssemos mais criativos <3

Com amor, Li.

 

Postado por Lilian


Deixe o seu comentário

5 Respostas para "EXPOSIÇÃO NO CCBB: O CORPO É A CASA"

Simone - 31 março 2017 às 13:57

Oi, seu blog está tão lindo <3 Eu amei esta exposição criativa. Infelizmente nunca participei de nada parecido, mas adoraria. Beijos
Charme-se

Responder

Lilian Lilian março 31st, 2017 às 8:31 pm - respondeu:

Oie, obrigada Simone! Fico realmente contente em saber 🙂
Sério? Quando tiver a oportunidade, participe. Em todas as cidades existem muitas coisas acontecendo mas é normal a gente não ficar informado. :/ Essa mesmo, fui mais por acaso. Aqui em SP minha dica é ir em qualquer exposição do MIS: não tem como você se arrepender!
Um beijo 🙂

Responder

Grazy Bernardino - 31 março 2017 às 18:21

Oi Lilian! Como eu queria ter tantas exposições legais assim por aqui, mas os artistas esquecem do sul, hahaha. Adorei mesmo!
Beijo

Responder

Lilian Lilian março 31st, 2017 às 8:30 pm - respondeu:

Caramba, isso é realmente uma pena. Sou apaixonada pelo sul! Quando vir pra SP use e abuse das exposições, geralmente são gratuitas ou super em conta <3
Um beijo!

Responder

UM RETRATO: MARÇO - 04 abril 2017 às 14:41

[…] vocês podem ler meu relato sobre a exposição aqui e sobre o restaurante […]

Meu Jardim Interior • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por