QUERO DOAR SANGUE. COMO FUNCIONA?

QUERO DOAR SANGUE. COMO FUNCIONA?

14 • 03 • 2017

doe_sangue

Já doei sangue 3 vezes. Uma vez com o Dan, outra sozinha e uma terceira vez com meu amigo Fábio. Todas as vezes eu doei, aqui em SP, no Hospital das Clínicas (inclusive indico ele para quem mora em sampa). Daí que eu e o Fábio fomos doar sangue duas semanas atrás e eu tive a ideia de vir aqui e contar pra vocês como é doar sangue. Muitas pessoas não doam por medo ou por não saber como funciona. Se você é uma dessas pessoas que nunca doou, vem comigo que eu te mostro como é!

REQUISITOS PARA DOAÇÃO

  1. Estar em boas condições de saúde;
  2. Ter entre 16 e 69 anos de idade;
  3. Pesar no mínimo 50kg;
  4. Estar alimentado;
  5. Apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial (RG, CNH)

1. ESCOLHA UM LUGAR PARA DOAR

Após ver se você cumpre os requisitos listados acima, entre nesse link aqui, onde você poderá ver todos os hemocentros do Brasil. Escolha um lugar para doar e verifique o horário de atendimento. Com isso feito, planeje um dia para você ir doar.

2. É PRECISO FICAR EM JEJUM PARA FAZER DOAÇÃO?

Não! Na verdade eles aconselham que você esteja bem alimentado para realizar a doação. A única coisa que pedem é que não coma coisas muito gordurosas horas antes de doar.

3. CHEGUEI LÁ, O QUE TENHO QUE FAZER?

Primeiramente, eles farão um cadastro com teus dados. Depois eles retirarão uma gota de sangue do seu dedo, pra ver se você não tem anemia. Logo em seguida irão medir sua pressão e temperatura. E te entregarão um cartão como esse daqui:
doe_sangue (2)
Daí você vai aguardar por uma senha até ser chamado. Quando te chamarem, você vai passar por uma rápida entrevista, onde eles farão algumas perguntas mais pessoais, como se você toma algum remédio continuamente, se possui alguma doença, etc. Só então eles irão te encaminhar para a sala onde é realizada a coleta de sangue.

4. E COMO ACONTECE A COLETA DE SANGUE?

Você vai deitar numa espécie de cadeira gigante, daí eles vão higienizar o local onde a agulha será inserida e vão coletar uma bolsa de sangue de você. No meu caso, foram coletados 460 mL de sangue, além dos frasquinhos que eles separam com sangue para fazer alguns testes laboratoriais.

doe_sangue (3)

4. E DEPOIS?

Depois que você termina de encher a bolsa, permance uns 15 minutos deitado. Daí eles fazem um curativo no seu braço e indicam para você ir na cantina, onde terá direito a um lanche grátis. Ficou curioso sobre o que vem no lanche? Segue foto do lanche que recebi na minha última doação:

doe_sangue (4)

Era um lanche de peito de peru com queijo e manteiga e estava quentinho. Não sei porque, mas doar sangue dá fome e esse lanche foi muito bem vindo <3

5. É MINHA PRIMEIRA VEZ. TEM ALGO DIFERENTE?

A única coisa que muda é que dentro de alguns meses você receberá uma carta informando seu tipo sanguíneo. Achei isso legal pois eu não sabia qual era o meu, rs.

6. QUANTO TEMPO DURA TODO O PROCESSO?

Geralmente, todo esse processo que contei aqui dura 1 hora. É bem rápido, simples e fácil.

7. O QUE EU GANHO DOANDO SANGUE?

Com uma bolsa de sangue você pode salvar até 4 vidas. E eu não sei você, mas me dá muita paz e alegria saber que eu posso ajudar alguém. E é por isso que eu gosto de doar sangue: por saber que estou ajudando pessoas que precisam.

8. OBSERVAÇÕES

Neste link você encontra todos os requisitos, impedimentos temporários e definitivos para a doação 🙂

E aí, vai doar? Só não esquece de me contar depois, combinado?!

Com amor, Li.

Postado por Lilian


Deixe o seu comentário

4 Respostas para "QUERO DOAR SANGUE. COMO FUNCIONA?"

Carol Vieira - 14 março 2017 às 17:21

Tenho muita vontade de doar, mas tenho medo de passar mal, minha pressão cair… Já aconteceu com você?

Responder

Lilian Lilian março 15th, 2017 às 10:23 pm - respondeu:

Oi Carol! Nunca aconteceu comigo, mas já vi acontecer com outra pessoa bem na minha frente. Quando é assim eles dão suco pra pessoa e pedem pra ela ficar deitada lá por um tempinho, até melhorar. Um beijo 🙂

Responder

yasnaya - 15 março 2017 às 20:41

Já doei umas três vezes também, a primeira foi porque minha mãe precisou, a partir daí eu sempre ia. Parei justamente porque estou com anemia e a infeliz não quer ir embora hahahah me persegue.

Lembro que a segunda vez, eu levantei meio bruscamente, peguei o lanche e saí da clínica super de boa, quando chego no meio da rua, páaaa desmaio kkkkkkkk meu amigos ficaram doidos e eu lesa e branca da silva. Então, né, muita calma nessa hora.

Ahhh e se você apertar aquela bolinha mais rápido, mais rápido termina.
Espero ficar fortinha pra doar de novo 🙂

xoxo
http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

Responder

Lilian Lilian março 15th, 2017 às 10:26 pm - respondeu:

Oi Lea! Que bacana saber que você é doadora! Meu próximo passo é doar plaquetas… Acho muito bacana 🙂
Nooooossa! hahahaha uma vez desmaiei porque fiquei muitas horas sem comer, mas foi aqui em casa mesmo. Que sensação horrível!
Sim, o meu foi muito rápido mesmo, acho que em 20 minutos já tinha enchido a bolsa, rs.
Um beijo (vi que curtiu a página do blog, fiquei contente!) <3

Responder

Meu Jardim Interior • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por