DICAS FINANCEIRAS PARA COMEÇAR 2017 COM TUDO!

DICAS FINANCEIRAS PRA COMEÇAR 2017 COM TUDO

11 • 01 • 2017

Para ser sincera, nunca me vi escrevendo um post como esse. Isso porque eu era uma pessoa muito perdida, financeiramente falando. Todo o meu salário ia basicamente pra pagar o cartão de crédito e, pra onde ia meu dinheiro? Era gasto com bobagens. Até o momento em que fui colocada contra a parede: se eu quisesse realizar um dos meus sonhos, teria que organizar as finanças.

E a partir daí percebi que mesmo ganhando pouco dinheiro, era possível ter uma vida financeira estável. Era possível até guardar! Confesso que ainda estou nessa busca, tentando parar de comprar as coisas por impulso, parar de gastar quase todo meu dinheiro com comida e juntar grana.

Atualmente, comecei a procurar métodos de organização financeira, bem como métodos que me ajudassem a guardar dinheiro. Vamos às dicas?

1. ANOTE CADA UM DOS SEUS GASTOS

Eu sempre via as pessoas falando como fazer isso, mas geralmente era de uma maneira complicada. Então desenvolvi um método rápido, fácil e prático:

img_0169

Primeiramente, pegue algum caderno que você tenha. No meu caso, comprei um da Cícero Papelaria e estou gostando bastante. Depois, separe lápis de cor, canetas e etc que te ajudem a deixar suas anotações mais coloridas e que te deem mais prazer em fazê-las.

img_0165

img_0167

Daí você coloca um título na página destinado ao mês e separa as contas em fixas e as que você vai fazendo ao longo do mês de compras, comprinhas, etc. Você escolhe o nome que dar a elas.

Na aba fixas você coloca os gastos que tem todo mês, como pagar água, luz, telefone, internet, etc. Algumas delas variam de valor, como a água, mas aí você coloca a média que paga todo mês 🙂

Já na aba compras você vai colocar TODOS os gastos que fizer ao longo do mês. Comprou uma água? Anota. Uma bala? Anota. A intenção disso é que ao final do mês você veja aonde gastou seu dinheiro. Assim, você pode ver onde está gastando mais e onde quer diminuir os gastos.

Abaixo dessas duas opções, separe umas 4 linhas para a opção economizado: a intenção é que você coloque uma meta de um valor que quer poupar naquele mês. Ex: esse mês quero guardar 200,00 do meu salário. Então no final do mês você soma todas as suas contas e separa para sua conta poupança 200,00 do que sobrar.

P.S: essa meta tem que ser realista, ok? Quando a gente lista todos nossos gastos fixos, já temos uma base de quanto gastaremos aquele mês.

2. USE APLICATIVOS

O único app que conheço referente a finanças é o Quanto Gastei e é, portanto, o que eu indico aqui. Ele te ajuda a ter um controle financeiro e, cadastrando teus cartões, automaticamente soma o quanto você tem de dívidas para pagar. Quase mágico, né?

3. TENHA UM COFRINHO PARA UM OBJETIVO X

img_0225

Durante bastante tempo não acreditei no poder dos cofrinhos, confesso. Mas ele pode ser uma ótima opção pra quem tem um objetivo mais barato e que não tem conta em banco para juntar na poupança. A ideia é que você guarde no cofrinho todas as moedas que receber, sem exceção. E, para facilitar, pode decidir colocar todas as notas de 2 e 5 reais também.

Exemplo: fui ao mercado comprar refrigerante e me deram uma nota de 2 reais de troco. Vai direto pro cofrinho!

P.S.: Essa ideia vale, por exemplo, para “quero ir no show da Adele e custa 200,00 o lugar onde quero ficar”. Ou seja: juntar dinheiro para ingressos de shows, peças de roupa mais caras, praticar algum esporte radical como pular de paraquedas, etc.

P.S.2.: Sugiro comprar um cofrinho que não tenha abertura embaixo, que seja daquele tipo: pra tirar dinheiro daqui, só quebrando mesmo. Porque né… se sabemos que temos dinheiro, gastamos!

Quais são as dicas financeiras mais legais que vocês usam no dia-a-dia?

Com amor, Li.

 

Postado por Lilian
Nas tags:


Deixe o seu comentário

12 Respostas para "DICAS FINANCEIRAS PRA COMEÇAR 2017 COM TUDO"

Patricia Leardine - 11 janeiro 2017 às 21:53

Dicas preciosas! Quando comecei a anotar os gastos pessoais, descobri que boa parte do dimdim ia para comida! haha Não a comida do dia-a-dia, mas “comer fora” (coisa que adoro). Sabendo disso consigo dar uma maneirada e sinto que me presenteio quando digo “hoje vou sair” e está tudo bem.
Neste ano eu decidi não guardar cofrinhos, quero fazer minhas moedas girarem. Mas anos anteriores eu montei cofrinhos para quebrar, e eles sempre me ajudaram em viagens para comprar coisinhas mais baratinhas.
Se vou viajar começo a me planejar antes para não ficar pesado. Calculo bem antecipadamente. Quanto mais longa (ou distante) a viagem, mais cedo começo os preparativos financeiros.

Responder

Lilian Lilian janeiro 14th, 2017 às 3:26 am - respondeu:

Exatamente, comer fora leva nossa grana e nem percebemos, rs. Sim, eu amo planejar cada coisinha da viagem, sabe? Tento calcular a média de tudo que vou gastar (passagens, hospedagem, passeios e alimentação), porque aí sei quanto preciso juntar e fica mais fácil de eu me planejar! 🙂

Responder

Aline Amorim - 12 janeiro 2017 às 12:42

Ótimas dicas! Esse ano eu preciso economizar mais. Espero conseguir anotar meus gastos e coisas a pagar. Beijos

Responder

Lilian Lilian janeiro 14th, 2017 às 3:26 am - respondeu:

Espero que consiga, Aline e que seja um ano de muitas realizações pra você <3

Responder

Lívia - 12 janeiro 2017 às 14:22

Eu adoro essa dica de anotar tudo. Desde que comecei meu bullet journal eu me dei conta do quanto que gasto com besteiras e aí comecei a economizar. Anoto numa página semanal e aí no fim do mês eu somo. Eu me assusto às vezes!!!
Adorei o post e vou tentar o App. O cofrinho é legal, mas confesso que vivo usando o meu para usar as moedas para pegar ônibus…

Responder

Lilian Lilian janeiro 14th, 2017 às 3:28 am - respondeu:

Sou doida pra fazer um bullet journal mas não tenho a menor paciência pra ficar decorando páginas, rs. Às vezes a gente gasta e nem percebe, aí chega a fatura do cartão e a gente fica com os olhos arregalados, hahaha, aconteceu tanto comigo!
Por isso tem que comprar um que não dê pra abrir, rs. Espero que dê certo pra ti o app!!
Um beijo 🙂

Responder

Lia Ferreira - 12 janeiro 2017 às 15:14

Maravilhoso post! Esse ano tbm estou me educando financeiramente. Tudo o que vou comprar, inclusive as compras do mês em casa, sempre questiono: Dá pra ficar sem? Realmente preciso?
Cortei os doces, bolachas e bobagens e esse mês economizei 60 reais.
Estou fazendo o desafio das 52 semanas também. Ajuda bastante. 60/mês já são 720/ano. 😊😊😊😊

Responder

Lilian Lilian janeiro 14th, 2017 às 3:30 am - respondeu:

Sempre bom ler mensagens suas! Nossa, me ensina? Brincadeira… Eu consigo fazer isso, mas às vezes sinto abstinência de gastar com algo que quero (isso existe? kk) e é aí que mora a cilada e eu perco o controle.
Graças a Deus to me planejando bem melhor do 2 semestre de 2016 pra cá, mas com a grana curta vivemos numa linha fina tentando nos equilibrar, rs.
Exaaaaato! E o que você faria se tivesse 720 reais no fim do ano? Te aconselho a poupar (numa poupança mesmo) o que sobrar <3

Responder

Lívia Madeira - 15 janeiro 2017 às 21:52

mt bacana esse post cheio de boas dicas, anotar gastos e ter um objetivo pra economizar e gastar bem o dinheiro sao otimas dicas!

http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido

Responder

Lilian Lilian janeiro 17th, 2017 às 10:31 pm - respondeu:

Que bom que curtiu! 🙂

Responder

Jeniffer Geraldine - 17 janeiro 2017 às 20:43

Gostei muito das dicas.
Separei no meu bullet journal de 2017 uma parte para “controle financeiro”, porque assim como você estou buscando formas de economizar e principalmente, me controlar.
Gasto muito e às vezes nem sei com o quê.
Minha maior dificuldade é anotar essas comprinhas extras. Mas preciso começar a fazer porque é nelas que o perigo mora.
Também estou tentando levar mais a sério o cofrinho e guardando dinheiro com uma técnica que vi em um programa na TV. Em janeiro já guardei 31 reais que corresponde aos 31 dias do mês vezes o número 1, que é o numeral que representa o mês. Em fevereiro será 28 x 2= 56. E por aí vai…
Fora isso também estou participando de caixas financeiros.
Enfim, tentando de tudo ahuaha
Espero ter uma grana guardada no final do ano.
bjos e sucesso pra você!

Responder

Lilian Lilian janeiro 17th, 2017 às 10:34 pm - respondeu:

Sim, realmente. Existem momentos em que, sinceramente, perco o controle sobre meus gastos e tenho vontade de chorar. E esse é um dos motivos pelos quais PRECISEI começar a anotar meus gastos.
Espero que consiga guardar uma grana legal e fazer algo realmente útil com ela!
PS: ja ouviu falar no desafio das 52 semanas?
Um beijão e um 2017 cheio de realizações para nós duas <3

Responder

Meu Jardim Interior • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por